MEDICINA CHINESA – ACUPUNTURA


 
“A acupuntura, assim como a homeopatia, diferentemente da medicina farmacológica, atuam reorganizando nosso esquema energético e assim fortalecem nossas mentes e estimulam a nossa capacidade orgânica. Possuem alta especificidade para cada situação e por falta de certos parâmetros não há o esperado resultado, mas uma vez realizado o correto diagnóstico, o tratamento correto finalmente é obtido”.
Como funciona a acupuntura?

A-NUMA PERSPECTIVA DE MEDICINA MODERNA: Há resposta do organismo ao estímulo no ponto de acupuntura com o lançamento de substâncias químicas vitais visando o reparo celular. Deste modo, um estímulo correto no ponto certo fazem o corpo e o pensamento reagirem. Assim, tanto os mecanismos de defesa bioquímico-celulares e principalmente neuronais são iniciados. Isto ajuda a reprogramar todo o sistema de defesa do organismo e cria uma reorientação, para que a resposta correta prevaleça dando as condições à cura.  O Sistema Nervoso Autônomo- SNA: é o intermediador das funções involuntárias do corpo.

B-NUMA PERSPECTIVA DA MEDICINA ORIENTAL: O Qi (energia vital) mantém e faz funcionar o nosso corpo físico bem como a nossa mente. Ele guia a circulação de sangue, aquece o corpo e impede as doenças. Quando uma pessoa é sã, fluxos bons de Qi percorrem pelos canais mas se, por alguma razão, o fluxo for modificado, então os sintomas e/ou doenças ocorrem.
No tratamento, o objetivo é corrigir o fluxo, estimulando-o em pontos específicos ao longo dos meridianos. As modificações do Qi precedem as mudanças funcionais , que por sua vez precedem as modificações físicas, portanto a acupuntura pode atuar não apenas preventivamente, mas pode atuar firmemente na raiz da doença levando à cura.
Condução e Especificidade Elétrico-Magnéticas: foram comprovados que os pontos de acupuntura têm potenciais elétricos e frequências diferentes a depender do meridiano, o qual está relacionado a um órgão , ou víscera ou está relacionado a uma função específica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...