O EFT opera através do balanceamento energético dos meridianos descobertos pelos chineses há milhares de anos e utilizados na acupuntura para eliminar sintomas psíquicos e psicossomáticos. Ampliando esse uso percebeu-se que, mesmo sem agulhas, se poderia ter o efeito desejado de alívio de sintomas. Através de seqüências de toques que o próprio cliente aplica em alguns pontos por onde circulam os meridianos, as lembranças traumáticas são desarmadas de sua carga emocional, passando a ser sentidas como fatos da vida sem interferência negativa nas percepções de si, do presente e do futuro da pessoa.
O EFT é uma técnica prática, eficiente e de fácil auto aplicação. Há outras técnicas que utilizam este princípio (TAT, BSFF, TFT, NAEM). Em algumas sessões se restabelece o equilíbrio do fluxo energético nos meridianos e o cliente sente o alívio imediato.
Pesquisas acadêmicas vem provando a eficácia dessas técnicas.
O psiquiatra francês David Servan Schreiber, em seu livro Guérir (ver o site) mostra os resultados de várias pesquisas comprovando o uso da acupuntura para questões psíquicas. Um dos pontos interessantes diz respeito ao reequilíbrio entre o sistema nervoso simpático (do alerta) e o sistema nervoso parasimpático (do relaxamento) conseguido pela acupuntura e, posso garantir, pelo trabalho nos meridianos sem agulhas.
Para mais informações sobre o EFT, clique abaixo nos links e faça download dos manuais explicativos (original em inglês):
www.eft-therapy.com/Intro_Eft_Manual.pdf
www.kmeli.ch/docs/EFT_Manual.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário